MANTRAS
yoga
YOGA - HOME
A cada ano que passa a prática do yoga se torna mais comum em países do ocidente, inclusive no Brasil. Com isso, nos últimos anos cresceu o número de pessoas que buscam essa atividade como forma de exercitar o corpo, de se alongar e relaxar. Mas o yoga é muito mais do que apenas um conjunto de movimentos de torção, de alongamento, misturado com algumas posturas complexas e desafiadoras.
Yoga é uma ciência antiga que possui mais de 5 mil anos e que tem por objetivo unir o corpo, a mente e o espírito, possibilitando que as pessoas se reconectem com sua verdadeira essência. Segundo o mestre espiritual Sri Sri Ravi Shankar, “O yoga te dá o poder de se sentir do jeito que você quer se sentir, a qualquer momento, sem ser vítima dos seus próprios sentimentos. Yoga te faz uma pessoa independente”. Essa maior consciência e controle sobre a mente e as emoções é algo desejado por todos os tipos de pessoa. Sendo assim, nada é mais indispensável nos dias de hoje do que a prática do yoga.
Durante muito tempo o yoga permaneceu restrito ao oriente. Suas técnicas eram passadas de geração em geração de mestres, que ensinavam aos seus discípulos os conhecimentos mais profundos. Aqui no ocidente, a ciência ainda não havia realizado avanços que permitissem o reconhecimento de tais práticas e com isso milhares de anos se passaram sem que a cultura ocidental tivesse acesso aos benefícios que a prática do yoga pode oferecer a cada indivíduo.
Hoje as pesquisas científicas já conseguem reconhecer a conexão entre a energia e a matéria. Diversos ramos da física passaram a olhar mais minuciosamente à maneira como yoga, meditação e técnicas de respiração, tem o poder de alterar a energia do nosso corpo, produzindo transformações bastante benéficas, não somente para a pessoa que pratica, mas também para o ambiente ao seu redor.
O Que Significa Yoga
A palavra yoga tem sua origem no sânscrito, língua antiga da Índia e Nepal, e sua raiz é “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”. Mas o real significado do yoga traz a ideia de união e reintegração do corpo com a mente, levando ao equilíbrio do ser, e também a forma através da qual se pode atingir o estado mais elevado da existência.
Não é por acaso que quando se começa a praticar yoga, percebe-se que há um mundo de descobertas por trás dessa prática. Fica evidente que o yoga vai muito além de movimentos corporais. De fato, ao buscar mais profundamente conhecer os fundamentos dessa filosofia, é possível encontrar grandes mestres como Patanjali, que foi responsável por reunir todo esses ensinamentos no “Yoga sutras”, possibilitando que o yoga fosse entendido de uma forma muito mais ampla e, portanto, também mais transformadora.
Segundo Patanjali existem 8 passos do yoga, e que ao se aprofundar em cada um deles, a pessoa consegue cada vez mais se encontrar com esse estado de paz e tranquilidade interna, se reconectando com seu ser, com a sua verdadeira natureza.