top of page

mantras

O que é mantra?

Mantra é uma palavra em sânscrito, que por sua vez é uma língua falada antigamente na Índia. O sânscrito é um conjunto de sons que expressam a energia das coisas às quais se nomeia, as palavras em sânscrito portanto, produzem a vibração energética daquilo à que elas se referem. Por isso, ao falar sobre as palavras dessa origem, é comum encontrar diversas traduções diferentes para o mesmo termo, o que não quer dizer que uma seja mais correta que outra. Essa variação acontece apenas porque é difícil precisar na linguagem do mundo moderno, uma vibração de energia. Seria limitar muito a amplitude de significados e de conhecimento que a palavra em sânscrito oferece.

Todo som tem uma vibração. Assim como a ciência ensina, cada som produz ondas vibratórias de amplitudes diferentes, e essas ondas são captadas através do sistema auditivo e enviadas ao cérebro, que irá decodificar e processar essa informação. O resultado dessa leitura que o cérebro faz será enviada para todo o nosso corpo, que termina produzindo uma resposta física a esse estímulo.

Todos os dias o cérebro de cada pessoa é bombardeado de informações que chegam através da interação com o mundo, e os sons são uma componente significativa desse conjunto de informações recebidas. Cada uma dessas interações sonoras, provocam reações no corpo e na mente do indivíduo. Por exemplo, é fácil perceber as reações que são produzidas pelo corpo ao estar imerso em sons como de um engarrafamento, com muitos carros buzinando, pessoas gritando, reclamando… em geral o corpo traduz o estímulo desses sons como tensão, irritação e estresse. Da mesma maneira acontece quando os sons ao redor da pessoa são sons como de cachoeira, de pássaros cantando, de música leve… o que acontece como resultado desse estímulo no corpo geralmente é de relaxamento, contentamento e tranquilidade.

Desta forma, fica mais fácil perceber o efeito de como os mantras, que são também vibrações, atuam no corpo de cada pessoa. Contudo, é importante entender também que tipo de vibrações energéticas esses mantras produzem. Isso é possível de conhecer partindo da formação da palavra mantra.

Significados dos mantras

Umas das possíveis compreensões do termo é a de que a raiz man significa mente e a terminação tra, significa instrumento, sabedoria… ou seja, os mantras são instrumentos para se ter um pensamento, ou uma mente mais sábia, ou mesmo, são como instrumentos para proteger a mente. Eles aparecem como registros nos vedas, que são uma coletânea de livros sagrados indianos, datados de aproximadamente 5 mil anos atrás. Essas escrituras contém uma compilação de mais de 4 mil sutras, que é outra palavra em sânscrito que significa conhecimento. E é desses sutras que foram extraídos os mantras, que são relacionados a ondas vibracionais capazes de causar no indivíduo que os repete, respostas físicas relacionadas à compaixão, amor, gratidão, etc.

No conhecimento védico, pronunciar diversas vezes esses mantras é uma forma de entrar na mesma energia vibracional que eles produzem, e com isso, abrir a mente e o coração para os planos superiores. Os mantras, portanto, não são entendidos como uma criação humana, mas segundo os vedas eles são um conhecimento recebido por mestres em estado de conexão profunda com o plano mais elevado de existência, o Ser.

Existem milhares de mantras e cada um traz um significado diferente. Mais uma vez, o significado que eles apresentam, pouco tem de relação com uma tradução literária para qualquer língua conhecida na modernidade. Sua compreensão se dá em um nível muito sutil, que não consegue ser expressado em palavras, mas sim através de uma conexão direta com o coração.

O poder do mantra OM no yoga

Esse talvez seja um dos mantras mais conhecidos, porque está conectado de forma muito profunda com absolutamente tudo no universo. E é exatamente isso que o OM significa. Esse mantra é considerado o som primordial do universo, o som da criação. Acredita-se que antes da criação da matéria, existia apenas esse som, e ainda hoje é possível perceber a sua vibração. Ao fechar os olhos, acalmar a mente e apenas ouvir, é possível identificar que tudo que está no entorno de alguma forma produz o som OM. Por isso é que esse mantra é considerado tão poderoso, pois sua vibração tem o poder de reconectar com a vibração original do universo, com o surgimento de tudo.

O mantra OM contém três sons: o da letra A, o da letra U e da letra M. O A e o U se juntam formando o som do O, e o M é pronunciado com a boca fechada, apenas com a vibração desta letra. Sendo assim, ao se entoar o OM, se utiliza dois terços do tempo para o som do O (A e U juntos) e um terço para a letra M. Cada uma dessas vibrações se conecta com diferentes energias presentes no universo, sendo elas a energia da criação, da manutenção e da transformação. Essas são as energias necessárias para a vida, são as energias presentes em todos os seres, em toda a existência.

O mantra OM pode ser entoado por qualquer pessoa, e ele produz um profundo efeito calmante sobre o sistema nervoso, não é por acaso que ele é muito utilizado antes de meditações e das práticas de yoga. Ao praticar yoga a pessoa entra em um estado de conexão física e mental consigo mesma, e entoando o mantra OM antes de iniciar essa prática, ajuda com que esta conexão se estabeleça de forma mais rápida e que os benefícios da prática do yoga sejam sentidos de forma mais potente e duradoura.

Portanto, para quem busca no yoga um meio de relaxamento, de reconexão, de aumento de energia, melhoria da condição de saúde mental e física, incorporar os mantras como parte dessa rotina é uma excelente escolha. Seja apenas entoando o OM algumas vezes antes da prática, ou mesmo buscando outros mantras e conhecendo um pouco mais desse universo, o resultado será sempre uma melhor qualidade da mente e com isso, uma vida mais leve e feliz.

bottom of page