top of page
  • Admin

O que são ovários policísticos?


Entenda o que é esse problema, que atinge de 20% a 30% das mulheres. E saiba como a acupuntura pode ajudar mulheres que têm essa síndrome:

A maioria das mulheres já ouviu falar de ovários policísticos e ficou na dúvida sobre o que era, se causava problemas para engravidar. Essa é uma alteração hormonal que acomete de 20% a 30% das mulheres e pode ser detectada ainda na adolescência - o que não impede de ser identificada também na vida adulta. “Muitas mulheres descobrem que têm o problema quando tentam engravidar e não conseguem”, diz a ginecologista Luciana Taliberti, do Hospital São Luiz. A dificuldade para engravidar, aliás, é a maior queixa de quem sofre da síndrome. Mas, ao mesmo tempo em que muitas não conseguem, outras acabam engravidando sem querer. “Como têm um ciclo desregulado, elas não se protegem adequadamente”, diz. Para quem não tentou engravidar, a desconfiança surge geralmente por sintomas como acne, alteração do ciclo menstrual e do peso. Mas, para ter o diagnóstico exato, não basta se basear nesses indícios. É preciso fazer um ultrassom, para verificar se há algum cisto, e um exame de sangue para observar possíveis alterações hormonais. “A síndrome surge porque a mulher produz mais hormônio masculino (testosterona) do que o normal”. Menos riscos: Mulheres com a síndrome dos ovários policísticos são mais susceptíveis de ter doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, sugere que exercícios e tratamento com Acupuntura podem reduzir esses riscos. Para a pesquisa, 20 mulheres foram divididas em três grupos: Acupuntura, exercícios e as de controle. O resultado mostrou que aquelas que praticaram atividades aeróbicas reduziam o peso e o índice de massa corporal. Já as que fizeram acupuntura apresentaram menos irregularidades menstruais e reduziram o nível de testosterona e atividades do nervo simpático. Segundo os pesquisadores, esse é o primeiro estudo a mostrar que os dois procedimentos podem ser possíveis alternativas não farmacológicas para reduzir riscos cardiovasculares em pacientes com ovários policísticos.

A acupuntura entende e trata ovários policísticos como um acúmulo de energia. Todo mundo já sabe que a prática de exercícios é ideal para a saúde, porém, a novidade agora é que a realização de exercícios físicos aliados à acupuntura pode reduzir a atividade no sistema nervoso simpático em mulheres com ovários policísticos, auxiliando também na redução do desenvolvimento da obesidade.

POSTS RECENTES
bottom of page