top of page

O que é Moxa ou Moxabustão e para que serve ?

De história milenar, originária do norte da China, moxabustão - 灸 - jiŭ (pinyin) significa, tempo de aplicação do fogo", é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris. É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coreia, Vietnam, Tibete, e Mongólia, não só na china. Acredita-se que seu uso e conhecimento seja anterior à acupuntura. A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano. A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo. O efeito do calor ou radiação infravermelha se soma a energia yang do corpo potencializando esse aspecto (yang) da energia (chi) podendo inclusive ser conduzido até o seu extremo, ou seja, a transformação no aspecto oposto da energia (yin). Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da umidade. O frio patogênico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contração e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou ser apanhado pelo vento e chuva. A aplicação de moxa tem duas finalidades básicas: A de aquecer o Qi e o Sangue, para o tratamento das doenças provocadas pelo frio, e a de evitar a penetração deste quando o Qi vital enfraquece como acontece em pessoas acima de 50 anos. No caso da Moxaterapia, a força da planta é também combinada – através da técnica – com o poder do fogo, permitindo a melhora com mais rapidez, abrindo canais energéticos, e relaxando pontos de tensão muscular. Ao aplicar a Moxa tanto nos locais afetados, como nos pontos dos meridianos, o calor do fogo desbloqueia as energias acumuladas, promovendo circulação e desbloqueios dos canais por onde passam nossa energia vital. A Moxa-lã “moguça” também é feita com a planta Artemísia, aplicada em forma de pequenos cones nos centros energéticos dos meridianos, uma outra forma de aplicar a moxa ( veja as imagens a baixo ). A Moxa age como um poderoso desinibidor e como ótimo relaxante muscular muito rapidamente. Principalmente em casos de: Cólicas menstruais, nervo ciático inflamado, tendinite, bursite, rinite, bronquite, reumatismo, enxaquecas e outras afecções.

Vale ressaltar, que a moxa é mais um exemplo do conhecimento antigo, obtido pela prática e observação. Hoje sabe-se que além do calor, a moxa trás benefícios por conta da radiação infravermelha.

A radiação infravermelha é uma radiação não ionizante, ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, essa radiação pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termo receptores.

Isso, hoje pode ser medido pelos equipamentos modernos, porém os povos acima citados tiveram essa percepção e conhecimento em datas entre 3.000 e 5.000 antes de Cristo.

Venha conhecer esse tratamento, muito eficiente para dores e doenças originadas pela invasão de frio e umidade.

Atendimentos com hora marcada.

POSTS RECENTES
bottom of page